É impressionante a popularidade que as mensagens de áudio alcançaram no Brasil. O próprio fundador do WhatsApp já destacou como nós, brasileiros, amamos os recursos de voz da plataforma.
Embora o serviço de mensagens não libere estatísticas precisas da quantidade de envios estratificado por tipo, uma pesquisa realizada pela Opinion Box aferiu que 76% dos usuários de internet enviam mensagens de voz. É uma verdadeira transformação digital da comunicação.
Isso é muita coisa!
Mas se tem algo que me incomoda, é receber áudios no WhatsApp. Isso me afeta tanto, que até deixei essa mensagem no meu perfil:
Além disso, não é preciso falar sobre as doenças associadas ao WhatsApp e baixa produtividade ao acessar o aplicativo constantemente. Até pouco tempo não sabia ao certo porque os áudios me incomodavam tanto, mas decidi refletir um pouco sobre o assunto.
Não fornecem uma prévia do conteúdo
Uma das grandes vantagens das mensagens instantâneas são as prévias do conteúdo. Pelo Apple Watch ou pela tela do celular, já consigo identificar se é uma mensagem que demanda minha atenção imediata, algo que posso fazer em algumas horas ou uma completa trivialidade, com minha me perguntando se prefiro molho branco ou vermelho no macarrão (Prefiro vermelho, claro!)
Mas a mensagem de áudio não permite essa tomada rápida de decisão.
É um monólogo, não um dialogo
Áudio não é conversa! É apenas um recado.
O diálogo requer troca de experiências, sugestões críticas, anuências, expressões ricas que devem ser avaliadas durante todo o tempo. Um interlocutor faz uma interrupção, acrescenta um ponto. Muitas vezes há uma tese, uma antítese e finalmente uma síntese. Uma troca de conhecimentos e opiniões.
Um áudio de WhatsApp é simplesmente uma pessoa falando sozinha, na expectativa que a outra irá concordar. Caso contrário, essa deve novamente enviar um áudio, e assim sucessivamente.
Me lembra um jogo de xadrez por correspondência.
É deselegante
Muitas pessoas ouvem os áudios no viva voz e expõe informações muitas vezes privadas. No final das contas você nunca saberá quem exatamente irá tomar conhecimento do teor da mensagem que enviou.
“Se mandar áudios (o que é melhor evitar), que sejam curtos e objetivos”
Glória Kalil
É egoísta
É mais fácil – e rápido – falar do que escrever.
Mas para quem recebe o áudio, é mais demorado escutar do que ler. A pessoa que envia muitas mensagens de áudio pensa mais no seu tempo, do que no tempo dos outros.
São longas e repetitivas
Uma vez eu recebi um áudio de 5 minutos (!) de um parceiro de negócios às 07:00 da manhã. Essa lenga lenga começou com quase 30 segundos de informações não solicitadas do funcionamento do seu trato intestinal e sobre o avanço da sua gripe ao longo da última semana.
Eu não tinha o mínimo interesse em tomar conhecimento dessas coisas, mas tive que aguardar pacientemente até a parte que me interessava. No final das contas a essência da mensagem foi passada em menos de 15 segundos, mas por diversas vezes a gravação voltou nos mesmos assuntos abordados, para “garantir” que eu tinha compreendido tudo.
Não seria mais fácil escrever de maneira clara 4 linhas de texto?
Não protegem a privacidade do destinatário
Eu prezo muito pela minha privacidade. Meu WahtsApp não envia notificações de leitura (os dois tiques azuis), não aparece a última vez que estive online e se pudesse nem mostraria quando estou online.
Um dos motivos, é que gosto de responder as mensagens que recebo com calma e de forma que aborde todos os pontos da questão. O problema é muitas vezes não consigo fazer isso não correria.
Uma solução que encontrei foi apenas deixar o meu aplicativo o mais discreto possível, assim caso eu leia a conversa, o remetente não fica ansioso pela resposta ou pode achar que eu o esteja enrolando.
Mas as mensagens de voz não resguardam a minha privacidade, uma vez que o remetente sempre é notificado da abertura.
Mas após tudo isso, porque as pessoas mandam tantas mensagem de voz?
- Muitas pessoas não dominam a norma culta da língua
- Muitas tem dificuldades de utilizar o teclado do celular (incluindo acentuação e caracteres especiais)
- Muitas não se preocupam com o tempo do interlocutor
- Muitas utilizam o WhatsApp no trânsito
- Muitas acham que é mais fácil explicar do que escrever (possuem pouca capacidade argumentativa)
E você, gosta de mandar mensagens de áudios no WhatsApp? Que tal nos ajudar a espalhar essa pequena lista nas redes sociais e conscientizar mais pessoas?
A maioria das pessoas que mandam muito áudio ou são extremamente preguiçosas ou possuem sérias dificuldades com o português, principalmente com a leitura dos áudios. De fato muito egoísmo, e por vezes inutilidades, e quando a pessoa é pouco dissertativa elas costumam se embolarem no áudio também, falta domínio no português, tudo se resume a preguiça…
Tirou meu pensamento e escreveram, total e tremenda falta de noção quem vive enviando aúdio, embora quando estiver dirigindo apoio, porém mande uma previa e uma audio de uns 6 segundos no máximo.
Eu sempre detestei receber mensagens de áudio e nem sabia exatamente exatamente por que…
Eu faço mesmo a cara do meme, de virar os olhos quando leio que alguém está digitando alguma coisa…
Caraca, super me identifico! Basta um áudio e já me dá até depressão rs…
Concordo com todos os pontos mencionados, e pra mim o mais gritante é o egoísmo… O famoso “vou mandar áudio pq é mais fácil” – mais fácil pra quem ta gravando né, quem ta lendo q se lasque…
Odeio com todas as forças rs!
Áudio só aceito do meu neto de 3 anos pq ele ainda não sabe escrever…#ODEIOaudiodowhatsapp
Você disse tudo que eu sinto sobre áudio no Whatsapp e ainda não sabia explicar. Obrigada! 🙂
O texto reflete bem o meu feeling, todavia, sobre o recurso de saberem se você escutou um áudio, basta você pegar a mensagem e encaminhar para você mesmo ou para um número fictício e escutar dentro desta outra conversa, quem te enviou o áudio nunca saberá que você o ouviu ou não ouviu.
Vc está sendo extremo no meu ponto de vista, realmente tem gente que só manda áudio, mas contar uma história num texto de 20 linhas tbm é bem ruim, sem contar que vc não consegue colocar emoção num texto, eu cansei de escrever a msg e a pessoa entender errado pq não soube interpretar o texto, num áudio é muito mais fácil, tirando situações como orçamento que realmente um texto não substitui um áudio, não vejo tanto problema num aúdio ou outro da pessoa, isso falando num ambiente pessoal. E outra, nada melhor que ouvir a voz da pessoa amada/desejada, principalmente quando ela está longe.
Concordo com seus pontos, Luiz!
Mas quando preciso de uma conversa mais elaborada, sempre faço uma ligação. Acho uma forma de comunicação muito mais rica do que um monólogo via áudio de WhatsApp.
Whatsapp virou uma ferramenta para negócios, expõe valores, nomes, situações, locais, dados etc… Recentemente o app ficou algumas horas fora do ar e ferrou com a vida do mundo inteiro. Nada mais indelicado e deselegante do que ouvir um áudio em viva voz e todos ao redor tomarem conhecimento da conversa. O tempo é valioso, muita gente recebe diversas mensagens ao mesmo tempo, com prioridades diferentes e muitas vezes uma besteira, um assunto trivial num áudio incomoda quem esta aguardando ou tratando de um assunto realmente urgente e sério!
Gente ! esse menino está que nem eu. Acho que nunca mandei um áudio desde que comecei a usar o Whatsapp. Que bom, encontrar pessoas que pensam com eu !
Fico feliz em ver que não sou o único e que não somos poucos. Eu tenho duas contas, uma de trabalho e outra pessoal. Na primeira eu mandei mensagem a todos os clientes informando sobre não ouvir mais áudios e, adivinhem? Tem quem envie, e eu não ouço (já recebi áudio de 17 minutos). Regra é regra. No pessoal, eu sou mais tolerante, mas já houve quem debochasse também. Eu considero egoísmo com o destinatário e um tanto de preguiça. Ouvir áudio e compreender toma mais tempo que ler a mensagem escrita, por maior que esta seja. Vou compartilhar seu texto com os amigos e amigas. Grato por externar tão bem!
Achei que era a pessoa mais chata do universo, por que não suporto audio. Preciso print isso aqui e postar no meu status.
Te entendo perfeitamente, Marina!
É muito prático para os folgados de plantão…
Será que somos muito chatos? kkk
Verdade, Paulo!
Odeio mensagem de voz .salvo mensagens de voz da minha família só. Eu já coloquei mensagem automática dizendo apenas mensagens de texto ,sem áudios . Mais não tem geito parece proposital . Tem uma pessoa mesmo que não digita nada tudo fala em áudio . O áudio te obriga a responder . Você não sabe o teor da mensagem ,sem contar que dá falta de paciência tá escutando o áudio. Queria que tivesse uma função de bloquear pra receber áudios
Eu pensei que seria um problema pessoal meu! Odeio receber mensagens de voz. Vou colocar o mesmo texto no meu Whats.
Isso deveria ser divulgado no instagram, linkedin e demais redes sociais. #pelofimdamsgdevoz
Estamos juntos, Narana!
100%. Adicionaria também isso:
– É mais difícil achar uma informação específica dentro de um áudio. Você recebe o tal áudio de 1, 2 minutos, e depois precisa ficar passando pra frente e pra trás pra achar uma coisa que foi mencionada em algum lugar no meio.
– Não dá pra pesquisar áudio. Se uma semana depois você precisar de uma informação que foi passada por texto, é só você pesquisar um termo ou outro que deve estar na mensagem que você acha o que você precisa. Se a informação tiver sido num áudio, não vai achar.
– Áudios do tipo: “Bom dia, cara. Tudo bom? ééééé… eu tava precisando de uma informação, queeeeeee, tá naquela planilha X, sabe? que vc me passou uma vez, eeeeeee, não tô achando. hããããããã tava precisando pra fazer não-sei-o-que, mas ééééééé…. não tô achando…. vc hãããããã lembra onde ela tá? podia, éééé…. me passar, por favor? Valeu, eeeeeee bom dia”
Perfeito!
Não sei como pessoas não se tocam de quão inconveniente é uma mensagem de áudio!
Verdade, trabalho com consultoria e estou em clientes diferentes todos os dias, e o áudio me atrapalha porque não sei se é urgente ou algo que eu possa responder no final do dia, aí tenho que parar o que estou fazendo me concentrar em um áudio que a maioria das vezes não é urgente, e depois retornar ao trabalho, com o texto além de as pessoas resumirem a mensagem final, ainda temos a opção de prévia do assunto.
Fui pesquisar na internet, pensei em ser o único a não gostar, pelo jeito tem mais pessoas.
Tenho mais uma:
– Pessoas que mandam mensagens de áudio às altas horas da noite, quando a casa inteira está dormindo, e querem que a gente ouça e responda na hora, mesmo que não tenhamos um fone de ouvido por perto. Ninguém merece.
Verdade!
Deveria ter uma opção para não receber mensagens de áudios! Nunca!